O cancer gay

A 30 anos, no dia 5 de junho de 1981, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (em inglês: Centers for Disease Control and Prevention - CDC) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada no Condado de DeKalb, Geórgia, Estados Unidos, adjacente ao campus da Emory University e à leste da cidade de Atlanta, descobriu que 5 jovens homossexuais eram portadores de uma estranha forma de pneumonia que só havia sido relatada por investigadores em casos de pessoas com imunidade extremamente debilitada.

No mês seguinte, o mesmo centro estudou 26 casos, também em homossexuais americanos, de uma nova forma de câncer de pele.
O primeiro nome dado às descobertas foi "Câncer Gay".

People_living_with_HIV_AIDS_world_mapEm 1982 o nome "Câncer Gay" foi substiutído por SIDA ( Acquired Immunological Deficiency Syndrome ) ou AIDS em língua portuguesa.

Somente em 1983 se conseguiu isolar o vírus causador da AIDS, o HIV - H(uman) I(mmunodeficiency) V(irus). Deve- se o fato à uma equipe francesa, descobrindo-se o mistério da disseminação da infecção pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe o paciente a "infecções oportunistas" como a tuberculose ou a pneumonia.

De 1981 para cá, foram muitos os avanços neste campo.
Em 1996, surgiram os anti-retrovirais que transformou a doença em uma enfermidade crônica.

Dois terços dos soropositivos no mundo desconhecem a própria doença e disseminam o vírus.
Na França, por exemplo, uma pesquisa revelou que 18% dos clientes de bares e saunas gays estão contaminados e 20% destes desconhecem.

No Brasil, estima-se que existam 630 mil pessoas vivendo com o HIV. De 1980 (o início da epidemia) até junho de 2009, foram registrados 217.091 óbitos em decorrência da doença. Cerca de 33 mil a 35 mil novos casos da doença são registrados todos os anos no país. A região Sudeste tem o maior percentual (59%) do total de notificações por ser a mais populosa do país, com 323.069 registros da doença. O Sul concentra 19% dos casos; o Nordeste, 12%; o Centro-Oeste, 6%; e a região Norte, 3,9%. Dos 5.564 municípios brasileiros, 87,5% (4.867) registraram pelo menos um caso da doença.

No gráfico a presença da AIDS no mundo.

É bom nunca esquercermos como as coisas começam, principalmente quando tentam nos fazer esquecer o que somos.

Os dados expostos acima são de organismos aqui referenciados e do Ministério da Saúde do Brasil.

Nas paradas Gays que tanto sucesso fazem na mídia, não vejo um cartaz defendendo o uso de preservativos.
Mas vejo o Ministério da educação querendo dizer aos nossos filhos que ser gay é normal.

Aviso à patrulha:
São dados oficiais que estão à disposição de todos.
Estou apenas lembrando deles. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOENÇA DE CROHN E MEU SOFRIMENTO

O QUE É SOCIALISMO FABIANO?